Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1699
Jardim Paulistano, São Paulo - SP
CEP: 01441-002
Tel: 11 3672-8752
Reflexões das práticas pedagógicas participativas na educação de crianças pequenas
Grupo de trabalho: Prática pedagógica na educação infantil
1. INTRODUÇÃO
Compreender que a infância envolve uma construção social e histórica com descobertas e considerações importantes para o seu contexto em sociedade, se faz necessário para desenvolver o trabalho docente na educação de crianças pequenas. Uma educação infantil de qualidade, emerge de lutas que reverbera nos documentos da legislação educacional, estabelece os direitos da criança como uma afirmação legal em defesa das infâncias. O objetivo foi refletir como envolver as crianças na construção do conhecimento por meio de práticas pedagógicas inovadoras. Promover a organização dos espaços e materiais nas experiências das aprendizagens diárias. Perceber como essas práticas incide na aprendizagem das crianças, destacando a importância da formação contínua para o desenvolvimento pedagógico.
2. ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso numa instituição de Educação Infantil. A coleta de dados aconteceu mediante observações, conversas individuais e coletivas com as crianças e professoras. Compartilho os estudos realizados para aqueles que se fizerem interessados em refletir sobre as práticas pedagógicas participativas na Educação Infantil e a formação de professores. Participaram da pesquisa quatro (04) professoras e seis (06) crianças de duas turmas (Infantil III e IV). A metodologia iniciou com uma conversa com as crianças, para instigar sobre os materiais pedagógicos e acompanhamento do processo de aprendizagem.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
As conversas com as crianças e professoras e o acompanhamento pedagógico nos mostraram que a organização de diferentes materiais e espaços nas investigações das crianças, precisam ser refletidos. Fazer registros da fala e leitura das crianças, perceber o processo investigativo e a sua relação com os materiais e espaços propostos, sendo necessário mudanças e estudos na transformação das práticas pedagógicas.
4. CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante da organização no jardim para a investigação sobre os insetos, constatamos que o trabalho das práticas pedagógicas participativas, não é um processo simples, requer pesquisa, um olhar atento e reflexivo. Além disso, espaços diversificados que favoreçam aprendizagens significativas e desenvolvam a participação ativa das crianças.
5. REFERÊNCIAS
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar,2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia de; PASCAL, Christiane (Orgs.). Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Práticas Pedagógicas.
Roneide Pereira da Cunha
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil / Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
“Não considerar as pessoas como elas deveriam ser, mas como elas são ou podem ser.”
Pedro Fourier
Rede Alix | Todos os direitos reservados.